quinta-feira, 1 de abril de 2021

Vidas Raras #01 - Duas UTI's e um trauma

Há exatamente uma década eu lia Nietzsche em um leito no hospital. Aguardava o momento de olhar pela prmeria vez para a minha filha. Ela chegava bem no dia do quinto aniversário do irmão.

Um erro de digitação em um documento havia me tirado de forma cruel a possibilidade de dar aulas como professor substituto. Fazia mestrado na UEL e concorria à uma bolsa da Capes. Por isso lia Nietzsche. Eu era pai de dois filhos. E desempregado. Mas o filósofo me dizia "amor fati". E assim seria, pensava...

A menina nasceu e logo foi possível vê-la na encubadora. Mas ela não sairia de lá naquele dia. Nasceu com atresia de esofago e foi transferida para o Hospital infantil, onde deveria fazer uma cirurgia como única chance de sobreviver. Deu certo. Mas foram duas semanas de UTI. Nesse meio tempo veio a minha bolsa e, graças ao SUS e seus profissionais, o LM também pôde receber a irmã em casa.

Amor fati!

A morte próxima de minha filha motivou-me. Aquele outono de 2011 seria o mais intenso de minha vida. E a curva apontava para cima. Não sei que tipo de energia me tomou, mas o inverno de 2011 fez eu sentir-me um Zaratustra chegando ao grande meio-dia da existência. Prosas, futebol, poesia, rock and roll... Era do mestrado para o doutorado. Dali para a docência e carreira acadêmica.

Mas no dia do meu aniversário, ao final da primavera, o @lmcabran vomitava sangue. Ardendo em febre no meu colo, precisou ser transferido do hospital infantil (onde tudo começou) para uma UTI no Evangélico.

Há dez anos refaço mentalmente outono, inverno e primavera. Há dez anos tento escapar àquele ciclo trágico. Dor-prazer-dor...

Li outro dia que a psicologia chama esse ciclo mental de retorno aos eventos de "trauma".

"(...) Esta vida, assim como tu a vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes; e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indizivelmente pequeno e de grande em tua vida há de retornar, e tudo na mesma ordem e sequência’  [...]" – Nietzsche, A Gaia Ciência, §341

 

Um retorno à Londrina depois de consulta e exames em Curitiba - 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário