sábado, 13 de abril de 2013

O Teatro Mágico - Milagre da Hematopoesia

“...por fim eu conseguia ler, uma após outra, várias palavras que diziam:
TEATRO MAGICO
ENTRADA SÓ PARA OS RAROS SÓ PARA OS RAROS
Tentei abrir a porta, mas a velha e pesada aldrava não cedia. O letreiro luminoso se apagara de repente, triste ao comprovar sua inutilidade. Dei alguns passos atrás, acabei pisando na lama e não consegui ver mais as letras; o anúncio desaparecera por completo, e por muito tempo permaneci de pé, em meio à poça d'água, mas esperei em vão.
Quando então desisti e regressei ao passeio, vi, refletidas sobre o asfalto brilhante, umas poucas palavras luminosas Li:
SÓ... PA... RA... LOU... COS!”  (Herman Hesse – O Lobo da Estepe)

Hoje voltarei ao TEATRO MÁGICO! 
Desde 2009 avanço porta adentro junto com outros raros loucos...
Fernando Anitelli e eu em Maringá.

A primeira vez foi em Maringá, e a segunda, no mesmo ano, aqui em Londrina!
O Luiz Miguel foi junto na segunda e desde então todos os anos voltamos pra rever o “Palhaço Mágico” e sua trupe!

Sr. Odácio Anitelli e o Luiz Miguel em 2009 na lojinha do Teatro Mágico.


Quando o Teatro Mágico diz em sua entrada ser SÓ PARA RAROS, coloca-se a disposição de quem tem coragem de se reconhecer como único! Claro que todos os indivíduos são raros, mas a esmagadora maioria prefere o caminho mais fácil de ignorar isso repetindo modelos padronizados de levar vida, ignorando-se a si mesmo em sua individualidade.
Mas para além da raridade, inerente a todo indivíduo, o Luiz Miguel faz parte de um conjunto raro de pessoas que possuem uma instabilidade cromossômica genética chamada de “Anemia de Fanconi”.
Esta raridade trouxe a ele a falha no seu sistema imunológico, o que lhe rendeu a necessidade de um transplante de medula óssea! Muitos portadores da Anemia de Fanconi conseguem um doador de medula pra realizar o transplante e reverter o quadro. Mas descobriu-se a poucos dias que o Luiz Miguel é ainda mais raro! Sua informação genética é muito diferente da de qualquer grupo de seres humanos do planeta! Um autêntico curinga! Agora com atestado científico de sua raridade! As chances de existir alguém semelhante a este menino é menor do que a possibilidade de ganhar 10 vezes na Mega sena!
Assim, provavelmente as medulas ósseas mais próximas da dele, em todo o planeta, são a minha e a da Lígia, metade compatíveis!

Lígia, Luiz Miguel e o Palhaço Mágico (Fernando Anitelli).


A única chance que ele tem de sobreviver mais alguns anos, é fazer este transplante haploidêntico (metade compatível)! Os riscos do procedimento são muito altos...
Mas não fazer o procedimento é um risco ainda mais alto, afinal, com baixa imunidade, qualquer gripe mais forte pode lhe tirar a vida, como quase aconteceu no final de 2011...
A expectativa de vida dele é muito baixa, e a cada minuto que passa, sua vida parece estar escorrendo pelo ralo a passos largos... Mas, já que estamos tratando de raridade, porque não acreditar que as células hematopoeticas (poesias do sangue?), minhas ou da Lígia, não irão prevalecer depois do transplante? Como se diz no Teatro Mágico, “a poesia prevalece!!!” Porque não acreditar que estas células tronco escreverão uma bela poesia no corpo dele? Mesmo com dor... Mesmo com muita luta...

O momento agora é de transição!
Momento de Luta!
Momento do Milagre!!!

“Desvalidar o improvável!
Desdenhar do inconcebível!
...
Desperta em nós
nova aurora ao coração!
E ensina a perder...
...medo...
Milagres acontecem quando a gente vai à luta!"
(O Teatro Mágico - Transição)

Um comentário: