domingo, 7 de abril de 2013

Manhã Agridoce



“...por isso eu me entrego a um imediatismo cego, pronta pro mundo acabar!
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando...”

É domingo de manhã! Amo os domingos de manhã...
Talvez por causa das corridas do Ayrton Senna que acompanhei com meu pai e depois sozinho na infância. A cada “tema da vitória” tocado e bandeirinha do Brasil saída de dentro do carro, eu sentia que meu pai estava ali comemorando comigo... A felicidade não era pelo Brasil! Lembro de torcer contra o Brasil num jogo de futebol que meu pai assistia quando eu contava uns cinco anos e ele, sem agressividade dizia: “você está igual ao seu padrinho Dauri, torcendo contra o Brasil... Agora só falta torcer pra Argentina...”! Até hoje é assim... Vou jogar bola daqui a pouco com minha camisa da Argentina!
Hoje em dia, aos domingos de manhã tenho o tradicional futebol semanal!
Não é só jogar bola! Existe todo um ritual! É preciso ligar a mente, o organismo, a vontade... Por conselho do Thiago Marangueli, como chocolate uma hora antes de entrar em quadra! Prefiro comer a barra que chamo de "lakamaro", que é uma mistura de meio amargo com branco... O mais amargo com o mais doce dos chocolates que mais gosto.
...agridoce...
É o título do CD que ouço agora... Ganhei ontem de presente de um amigo... Meu quase irmão Alexandre Casonatto que só foi uma vez no futebol e se contundiu no aquecimento, sempre presente na minha vida como parceiro na música, no rock, nas angustias e alegrias, agora participa de um dos momentos mais íntimos da minha semana! Ah o domingo de manhã...


Fim do disco...

Mas nada acaba no final... Este disco, lançado em novembro de 2011, foi a minha trilha sonora de 2012! O meu destino poderia ter me tornado um homem mal? Sou um homem de bem? Prefiro ignorar os conceitos que são fruto controverso de opiniões e me firmar além do bem e do mal, para além do amargo e do doce... Sou humano, sou chimarrão e chocolate! Sou agridoce...
Ontem o Xandy me deu um ponto de vista fisiológico dos benefícios da dor e eu dei minha visão trágica! Um olhar otimista consegue tirar vantagem da dor e do prazer simultaneamente. Tristeza e alegria, calor e frio, amargo e doce... Estas coisas não são privilégios de ninguém! A diferença está no olhar, na maneira de encarar tudo isso. São opostos que, no fundo, não se opõe, mas se juntam em uma mesma substância! Seres e estados de espírito completos em seus diferentes estágios!

“Uma gota de orvalho? Perfume e Vapor de eternidade? Não ouvis? Não sentis o aroma? Meu mundo se tornou perfeito nesse instante, meia-noite é também meio-dia, —
A dor também é um prazer, a maldição também é uma bênção, a noite também é um sol — ide embora, ou aprendereis: um sábio também é um tolo.
Dissestes alguma vez Sim a um só prazer? Oh, meus amigos, então dissestes também Sim a todo sofrimento. Todas as coisas são encadeadas, emaranhadas, enamoradas, —
— e, se um dia quisestes duas vezes o que houve uma vez, se algum dia dissestes ‘tu me agradas, felicidade! Vem, instante!', então quisestes que tudo voltasse!
— Tudo de novo, tudo eternamente, tudo encadeado, emaranhado, enamorado, oh, assim amais vós o mundo[...] (Assim Falou Zaratustra - NIETZSCHE, 2011, pg. 307)”

p.s. Valeu Xandão! Presentaço!
Em breve falarei de cicatriz, nossas bandas preferidas, nossas intermináveis conversas, de você como meu cabeleireiro e eu como invasor de sua noite de núpcias em nossos casamentos... Por enquanto - Tchau Radar!

2 comentários:

  1. Jé, quando li o nome que dá a esse post, pensei exatamente nesta canção, uma cover da banda das bandas, The Smiths, quando Morrissey e Marr tinham o casamento perfeito das letras melancólicas do primeiro e o virtuosismo da guitarra do segundo. Bela escolha!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela homenagem meu amigo! Amizade, presença, parceria, música, rock, dor, angustia e alegria. Esses elementos fazem parte da minha coleção preferida, e sem a sua significativa contribuição eu nunca teria a capacidade de completa-la sozinho. É amigo!!! Sempre decisivo na concretização das mais fantásticas coleções. Tchau radar.

    Alexandre Casonatto (xandy).

    ResponderExcluir