sábado, 7 de julho de 2012

Poetiproseando um Abraço


Quero poetar e prosear aqui
Te fazer meu abraço sentir

Acolher tuas palavras sem pressa
De domingos que sós, já são festa

Mas pra não parecer negligente
Digitando um abraço somente

Deixo meu "vale abraço" apertado
Que acolhe este blog arretado

Em silêncio, em ruído, em cantando
Sempre estamos poetiproseando...


Na era das artificialidades, me deparei quinta-feira, num hipermercado, com uma constatação curiosa.
O quilo da laranja custava 35 centavos, enquanto que os "sucos" artificiais de "pózinho" giravam em torno dos 80 centavos.
A simulação do suco custa mais que o dobro da matéria prima pro suco natural!
Por que vendem tanto o artificial?
Acho que muitos de nós nos acostumamos com tudo o que é "de bolso", prático, leve...
Seria eu um estúpido se negasse, por exemplo, a funcionalidade de possuir num celular uma série de utilizações práticas para o nosso dia-a-dia.
Mas acho que acabamos exagerando... Cada vez mais distantes da ARTE, nos tornamos a cada dia mais ARTificiais...
O suco natural de laranja é muito mais gostoso e saudável. Mas exige um esforço maior (mesmo com espremedor elétrico) no preparo.
O artificial só precisa ser misturado à água e... Shazan!!! Está pronto!
Uma amiga me mostrou na ultima terça-feira um lampião que ela comprou por 17 reais pra ornamentar e eventualmente iluminar uma das entradas de sua casa. 
No mês anterior ela me contou que viu um enfeite que simulava um lampião, sem ser um, sem o dom de iluminar, pelo preço de 60 reais!
Não vai demorar muito pra darmos mais crédito ao nosso perfil na rede social, do que em nós mesmos!
Se eu disser "eu te amo", será como se eu não tivesse dito se não publicar no facebook.
Se eu for ao Shopping, só poderei confirmar que fui se estiver registrado pelo meu twitter.
Toda esta prosa é só pra tentar deixar um abraço artificial, com intenção de ser real. Algo que dê conta de fazer crer que é muito bom ter a companhia da Tim Gonçales com seu poetiprozeando...
Talvez pareçamos mais rústicos por derramar ideias e sentimentos em um blog... Pelo menos acredito que somos como o lampião: temos atributos para iluminar... Ainda que menos difusos que os poetas/piadistas "fast-foods" das redes sociais.

Acolho com muita alegria este novo espaço das palavras digitadas! Palavras estas, que se não nos salvam diretamente das artificialidades, ao menos apontam pra uma arte em torno da "vida real", onde abraços, palavras e os inenarráveis benefícios da amizade podem ser sentidos/vividos para além da internet, naquele espaço privado onde mais nos aproximamos daquilo que podemos chamar (não sem alguma desconfiança) de "real"...

"E que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba. E que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer." (Oswaldo Montenegro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário