Espaço destinado ao "Sim"... Ao "devir", ao riso e a entrega total ao tempo... Venha a dor, venha o prazer, venha a vida em sua plenitude... Tudo que é podre e morto, não será bem-vindo. Afastem-se, pois é só para vivos, só para loucos...
Seria
simples pensar que bastam boas defesas e regularidade... Mas vejo muitos excelentes atletas da posição à margem da preferência de sua torcida. Ficam eclipsados por
um meia de qualidade, um zagueiro artilheiro, um centroavante matador, ou um
bom cobrador de faltas... Seria por isso que o Rogério Ceni é ídolo no São
Paulo? Pelos gols de falta? Pode ser... Mas acho que não é só isso!
No
hino oficial do Grêmio (de Porto Alegre), o goleiro Lara é o único atleta
citado! Não é apenas uma menção ocasional — Ele é chamado de “Craque imortal”! Soa
estranho chamar um goleiro de “craque”?
Pra
muitos, craque é sinônimo de jogador que dribla e marca gols. Pra mim não! Assim
como o Grêmio teve seu craque nos anos 20 e 30, defendendo sua goleira, o Londrina
tem debaixo de seu gol um gigante, um atleta ágil e vibrante, digno de ser
adjetivado como um craque!
Como
bom torcedor do LEC, acompanho o Danilo desde a sua chegada em 2011 para
disputar (e vencer) a divisão de acesso do campeonato paranaense! Ele era
chamado de “rei do acesso”, por ter subido com cinco times diferentes pra
primeira divisão do paranaense...
Mas
ele não voltou pro acesso depois de, pela sexta vez, subir com um clube. Desta
vez ele ficou na elite e foi o goleiro
menos vazado da competição em 2012!
Neste
ano podemos colocar nas mãos dele muitos dos 48 pontos que garantiram o Tubarão
com a melhor campanha do campeonato, e de maneira antecipada! De quebra, ele mais
uma vez é o goleiro menos vazado!
Por
força de regulamento, a melhor campanha geral não garante vaga na final do
campeonato, mas ainda temos chance de chegar, na última rodada de domingo!
Tá...
Já escrevi demais e não expliquei como Danilo se tornou um ídolo da nação
alviceleste. O meu filho Luiz Miguel, com sete anos agora, percebeu antes de mim
a vibração do Danilo embaixo das traves. Enquanto eu acompanhava os lances
olhando onde estava a bola, o Luiz Miguel ficava sempre de olho no nosso
goleirão... Percebi então que ele está sempre ligado, transmite segurança a
defesa e, quando é possível, faz a reposição de bola com velocidade e precisão
impressionantes!
Mas, como eu já disse, destreza técnica não basta pra fazer um ídolo. Um ídolo dá o máximo
de si, ama o que faz e, principalmente — se mantem atento e disposto a dar
atenção pras pessoas que vivem neste mundo caótico que está ao nosso redor.
Foi
assim, com muita sensibilidade e simplicidade que o Danilo saiu de sua
concentração, três dias antes do jogo mais importante de sua vida, (aquela “final”
do primeiro turno diante do Coritiba) e foi até um estúdio (onde tocávamos a
versão da minha banda [Medula Óssea] em rock do hino do LEC) pra conhecer o
Luiz Miguel e levar um presente pra ele:
A
Alegria do Luiz Miguel com o Danilo -
Imagem
retirada da reportagem da TV Tarobá(Veja AQUI)
Assim
ele teve a oportunidade de conhecer um de seus maiores ídolos no futebol.
Quando jogo "gol a gol" com ele, no quintal, ele é Messi chutando e Danilo
defendendo... Este dia marcou profundamente a sofrida vida do meu pequeno...
Como
o transplante dele pode acontecer a qualquer momento (A Lígia explica isso
AQUI) e ele queria deixar o seu cabelo crescer como os dos rockeiros do Kiss e
do Guns n’ Roses, duas de suas bandas preferidas, pedi pra mãe dele
deixar, afinal ele ficará carequinha em breve, por causa da quimioterapia antes
do transplante...
Mas
ele mudou de ideia! Depois de ganhar um par de luvas de goleiro em seu
aniversário no último dia 31, resolveu que queria cortar o cabelo parecido
com o do Danilo, e assim se fez:
Luiz Miguel brincando de ser Danilo.
Ele
entrou em campo com o Danilo naquele jogo contra o Coritiba e nunca mais
esqueceu este episódio. Outro dia eu falei pra ele que jogadores craques, como o
Danilo, às vezes, tem que mudar de time. Disse pra não ficar triste se o Danilo fosse
embora de Londrina daqui a alguns dias... Ele ficou meio chateado, mas entendeu... Hoje, dia do goleiro, veio à tona a grande notícia de que o nosso craque da
camisa número 1 renovou o contrato! O Luiz Miguel comemorou como quem comemora
uma gol, ou uma defesa difícil...
Tá
aí! Assim se faz um ídolo! Se dependesse do Luiz Miguel (e de mim), a próxima
bola de ouro da Fifa seria entregue não ao Messi, mas ao paranaense Marcos
Danilo Padilha, o paredão do LEC!
Quando eu mais precisei, a Oncinha pintada, que dizia me amar, partiu...
A Zebrinha listrada, que adorava a verdade, de repente, mentiu...
O Coelhinho peludo, virou universitário, sertanejo, "evoluiu"...
Pelo menos, alguns bichos, sabem-se escrotos e assim parecem mais sinceros...
Segue um clássico recadinho carinhoso dos titãs pros pseudo-lindinhos/pseudo-bonzinhos:
“...por fim eu conseguia ler, uma após outra,
várias palavras que diziam:
TEATRO MAGICO
ENTRADA SÓ PARA OS RAROS SÓ PARA OS RAROS
Tentei abrir a porta, mas a velha e pesada aldrava
não cedia. O letreiro luminoso se apagara de repente, triste ao comprovar sua
inutilidade. Dei alguns passos atrás, acabei pisando na lama e não consegui ver
mais as letras; o anúncio desaparecera por completo, e por muito tempo
permaneci de pé, em meio à poça d'água, mas esperei em vão.
Quando então desisti e regressei ao passeio, vi,
refletidas sobre o asfalto brilhante, umas poucas palavras luminosas Li:
SÓ... PA... RA... LOU... COS!” (Herman Hesse – O Lobo da Estepe)
Hoje voltarei ao TEATRO MÁGICO!
Desde 2009 avanço porta adentro junto com outros raros loucos...
Fernando Anitelli e eu em Maringá.
A primeira vez foi em Maringá, e a segunda, no mesmo ano, aqui em Londrina!
O Luiz Miguel foi junto na segunda e desde então todos os anos voltamos pra
rever o “Palhaço Mágico” e sua trupe!
Sr. Odácio Anitelli e o Luiz Miguel em 2009 na lojinha do Teatro Mágico.
Quando o
Teatro Mágico diz em sua entrada ser SÓ PARA RAROS, coloca-se a disposição de
quem tem coragem de se reconhecer como único! Claro que todos os indivíduos são
raros, mas a esmagadora maioria prefere o caminho mais fácil de ignorar isso
repetindo modelos padronizados de levar vida, ignorando-se a si mesmo em sua
individualidade.
Mas para
além da raridade, inerente a todo indivíduo, o Luiz Miguel faz parte de um
conjunto raro de pessoas que possuem uma instabilidade cromossômica genética
chamada de “Anemia de Fanconi”.
Esta
raridade trouxe a ele a falha no seu sistema imunológico, o que lhe rendeu a
necessidade de um transplante de medula óssea! Muitos portadores da Anemia de
Fanconi conseguem um doador de medula pra realizar o transplante e reverter o
quadro. Mas descobriu-se a poucos dias que o Luiz Miguel é ainda mais raro! Sua
informação genética é muito diferente da de qualquer grupo de seres humanos do
planeta! Um autêntico curinga! Agora com atestado científico de sua raridade!
As chances de existir alguém semelhante a este menino é menor do que a
possibilidade de ganhar 10 vezes na Mega sena!
Assim,
provavelmente as medulas ósseas mais próximas da dele, em todo o planeta, são a
minha e a da Lígia, metade compatíveis!
Lígia, Luiz Miguel e o Palhaço Mágico (Fernando Anitelli).
A única
chance que ele tem de sobreviver mais alguns anos, é fazer este transplante
haploidêntico (metade compatível)! Os riscos do procedimento são muito altos...
Mas não
fazer o procedimento é um risco ainda mais alto, afinal, com baixa imunidade,
qualquer gripe mais forte pode lhe tirar a vida, como quase aconteceu no final
de 2011...
A
expectativa de vida dele é muito baixa, e a cada minuto que passa, sua vida
parece estar escorrendo pelo ralo a passos largos... Mas, já que estamos
tratando de raridade, porque não acreditar que as células hematopoeticas
(poesias do sangue?), minhas ou da Lígia, não irão prevalecer depois do
transplante? Como se diz no Teatro Mágico, “a poesia prevalece!!!” Porque não
acreditar que estas células tronco escreverão uma bela poesia no corpo dele?
Mesmo com dor... Mesmo com muita luta...
O momento
agora é de transição!
Momento de Luta!
Momento do Milagre!!!
“Desvalidar o improvável!
Desdenhar do inconcebível!
...
Desperta em nós
nova aurora ao coração!
E ensina a perder...
...medo...
Milagres acontecem quando a gente vai à luta!" (O Teatro Mágico - Transição)
“...por isso
eu me entrego a um imediatismo cego, pronta pro mundo acabar!
O mundo
acaba hoje e eu estarei dançando...”
É domingo de
manhã! Amo os domingos de manhã...
Talvez por
causa das corridas do Ayrton Senna que acompanhei com meu pai e depois sozinho
na infância. A cada “tema da vitória” tocado e bandeirinha do Brasil saída de
dentro do carro, eu sentia que meu pai estava ali comemorando comigo... A
felicidade não era pelo Brasil! Lembro de torcer contra o Brasil num jogo de
futebol que meu pai assistia quando eu contava uns cinco anos e ele, sem agressividade dizia: “você está igual
ao seu padrinho Dauri, torcendo contra o Brasil... Agora só falta torcer pra
Argentina...”! Até hoje é assim... Vou jogar bola daqui a pouco com minha camisa
da Argentina!
Hoje em dia,
aos domingos de manhã tenho o tradicional futebol semanal!
Não é só
jogar bola! Existe todo um ritual! É preciso ligar a mente, o organismo, a
vontade... Por conselho do Thiago Marangueli, como chocolate uma hora antes de
entrar em quadra! Prefiro comer a barra que chamo de "lakamaro", que é uma
mistura de meio amargo com branco... O mais amargo com o mais doce dos
chocolates que mais gosto.
...agridoce...
É o título
do CD que ouço agora... Ganhei ontem de presente de um amigo... Meu quase irmão
Alexandre Casonatto que só foi uma vez no futebol e se contundiu no
aquecimento, sempre presente na minha vida como parceiro na música, no rock,
nas angustias e alegrias, agora participa de um dos momentos mais íntimos da
minha semana! Ah o domingo de manhã...
Fim do
disco...
Mas nada acaba
no final... Este disco, lançado em novembro de 2011, foi a minha trilha sonora
de 2012! O meu destino poderia ter me tornado um homem mal? Sou um homem de
bem? Prefiro ignorar os conceitos que são fruto controverso de opiniões e me
firmar além do bem e do mal, para além do amargo e do doce... Sou humano, sou
chimarrão e chocolate! Sou agridoce...
Ontem o
Xandy me deu um ponto de vista fisiológico dos benefícios da dor e eu dei minha
visão trágica! Um olhar otimista consegue tirar vantagem da dor e do prazer
simultaneamente. Tristeza e alegria, calor e frio, amargo e doce... Estas
coisas não são privilégios de ninguém! A diferença está no olhar, na maneira de
encarar tudo isso. São opostos que, no fundo, não se opõe, mas se juntam em uma
mesma substância! Seres e estados de espírito completos em seus diferentes
estágios!
“Uma gota de orvalho? Perfume e Vapor de
eternidade? Não ouvis? Não sentis o aroma? Meu mundo se tornou perfeito nesse
instante, meia-noite é também meio-dia, —
A dor também é um prazer, a maldição também é uma
bênção, a noite também é um sol — ide embora, ou aprendereis: um sábio também é
um tolo.
Dissestes alguma vez Sim a um só prazer? Oh, meus
amigos, então dissestes também Sim a todo sofrimento. Todas as coisas são
encadeadas, emaranhadas, enamoradas, —
— e, se um dia quisestes duas vezes o que houve
uma vez, se algum dia dissestes ‘tu me agradas, felicidade! Vem, instante!',
então quisestes que tudo voltasse!
— Tudo de novo, tudo eternamente, tudo encadeado,
emaranhado, enamorado, oh, assim amais vós o mundo[...] (Assim Falou Zaratustra
- NIETZSCHE, 2011, pg. 307)”
p.s. Valeu
Xandão! Presentaço!
Em breve
falarei de cicatriz, nossas bandas preferidas, nossas intermináveis conversas,
de você como meu cabeleireiro e eu como invasor de sua noite de núpcias em
nossos casamentos... Por enquanto - Tchau Radar!
Passei toda
a santa semana pensando em escrever sobre os dias especiais que vieram em
sequência... Perguntado sobre minha paixão, foi inevitável não lembrar da
paixão de Jesus e as inúmeras vezes que me pegaram pra Cristo:
Fazendo uma
leitura trágica deste evento da história de Cristo, o prazer de ensinar,
conviver e por fim “salvar” os homens, passa por um caminho de intensa dor e
sofrimento. A morte acaba vencendo... Mas é superada pela vida que, no fim, se
sobrepõe à morte na ressurreição!
Quando ouço
canções da música brasileira que tratam de amor, de paixão, de desejo
(sobretudo dos pretensos universitários do sertão), me deparo com uma pobreza
gigantesca no uso de palavras outrora responsáveis por dar signo aos mais
nobres anseios e sentimentos de indivíduos privilegiados. Os usos comuns acabam
desgastando e limitando palavras ditas de uma maneira vaga e idiota. Caetano
Veloso pode dizer o que eu gostaria de dizer a cada um destes pseudopoetas que são idolatrados e citados incansavelmente
pela massa estúpida:
Pensando tragicamente
a paixão, e, sobretudo, o amor, que sobrevive como produto da mesma, acredito
que poucos privilegiados tem acesso a tais sentimentos em suas características
mais completas. Sentimentos que passam por intensos estágios de dor e prazer. Sensações
que não se anulam, mas se completam!
Nem o
aniversário de meus dois filhos (2 e 7 anos) no domingo da ressurreição, conseguiu me
tirar do estágio de dor e sofrimento aclimatados na sexta-feira! Há tempos me
encontro com o peito em ferida aberta esperando a cicatrização que custa a
acontecer...
Chego aqui,
nesta altura do texto frustrado... Ando tendo medo das palavras que uso... Queria
escrever as melhores palavras da melhor maneira, no melhor dos meus poemas...
Hoje não!
Ficarei mesmo
nesta prosa conceitual...
Hoje meu pai completa 51 anos! Entre o aniversário
dos meus filhos e o do meu pai, tem o dia da mentira! Mas isso foi ontem! Não é
mentira quando digo hoje, dia 02/04, que eu viveria os 10 últimos anos eternamente! Se eu tivesse esta
opção de ficar imortalizado numa incessante repetição dos últimos anos, eu
diria que sim! Mesmo sabendo de toda a dor e sofrimento que me vieram nos
últimos dois anos, os outros oito compensam com inúmeros momentos de intensa
alegria e prazer! Claro que vivi algumas dores nos outros 8 anos, mas aprendi muito com elas! Desta que
ainda carrego, ainda não extraí benefício! Quem sabe em breve...
Muitos
sentimentos, sonhos e empolgações não duraram... Sucumbiram diante das
tragédias cotidianas.
“Um mundo estranho
queimava sonhos ao nosso
redor.
Não podia durar pra
sempre!
Não podia ser diferente
Não poderia ter sido
melhor...”
(Até mais - Humberto
Gessinger)
Mas, como eu
costumava dizer, todo fim encerra em si um novo início... Ainda não sei qual é!
Estou em plana fase de transição! Mas já soltei meu último [ou primeiro] grito!
José de Arimateia logo vai me tirar da cruz e fico na espreita pra saber com
qual sol nascente irei ressuscitar pra mim mesmo e pros meus sonhos!
Embora eu tenha
falado só de mim, devo admitir que não vivo sozinho toda a minha solidão! Raras
pessoas aceitariam viver só com um cara sozinho! Raras pessoas são capazes de
admitir que a vida é uma experiência individual! Ninguém completa ninguém! Somos
seres completos, sozinhos por essência! Mas às vezes é bom sair em busca de
companhia! Gente disposta a partilhar em gestos e palavras a tentativa de traduzir
seus sentimentos!
Mas só existe uma linguagem capaz de traduzir de maneira direta sentimentos
nobres: A linguagem da própria língua! Ela interrompe as palavras em busca de
outra língua! É no encontro de línguas em um beijo que os mais nobres sentimentos
podem ser traduzidos! Mas este encontro de línguas, pra conseguir traduzir
sentimentos nobres, deve estar fundamentado em uma grande experiência de
amizade e confiança! Foi assim...
Ela estava
sentada em um local pouco confortável! O clima fresquinho era propicio a um
contato maior entre nossos corpos! Assim, pra diminuir o desconforto do local
ela deitou no meu colo... Os olhos fechados tentando simular certa indiferença
e a boca entreaberta aumentavam o encanto do momento! O sonho de outrora estava
prestes a se materializar. A mesma garota que invadiu meu sono e me beijou numa
cena que não me saia mais da memória, agora estava ali! Desta vez acho que eu
não estava dormindo! Mas ela de olhos fechados esperava que meus lábios
finalmente tocassem os dela! O coração acelerado ameaçava escapar pela boca...
Precisava ser rápido, afinal de contas, ela, de olhos fechados, poderia acabar
dormindo de verdade se eu relutasse em iniciar o diálogo de línguas que nós dois
desejávamos...
Acho que eu
já descrevi esta cena outra vez aqui o blog... Nem vou conferir... Acho até que
interrompi a narrativa no mesmo momento... Pode ser por incapacidade de narrar
o beijo, ou pode ser porque não consigo mesmo traduzir em palavras o tamanho
daquela sensação de alegria... Não esqueço este beijo! Parece que ele sempre retorna, de
uma forma ou de outra... Por isso não me incomodo se estou repetindo a
narrativa...
...eterno retorno...
Parece que estou sempre a espera do primeiro
beijo...