Espaço destinado ao "Sim"... Ao "devir", ao riso e a entrega total ao tempo... Venha a dor, venha o prazer, venha a vida em sua plenitude... Tudo que é podre e morto, não será bem-vindo. Afastem-se, pois é só para vivos, só para loucos...
Fiquei frustrado hoje ao ouvir a rádio que eu costumava ouvir na minha adolescência nos anos 90... Conferi se estava ouvindo a radio certa, afinal a música sertaneja tocava em outra frequência, numa estação que eu só escutava pra conferir a hora em tempos que nem relógio tínhamos em casa. Eu que estava carente de minhas canções preferidas, fiquei por uns minutos refém daquela estação.
Mas quero falar de outra estação... Hoje é o dia da Árvore! Ao chegar na frente da casa da minha tia, onde minha mãe passaria o dia com meu filho e nossos primos, havia uma arvore enorme derrubada pelos ventos e a chuva da madrugada!
Pobre destino daquela árvore! Veio a óbito no seu dia! Ela que já preparava suas flores amarelas pra chegada da primavera caiu na véspera da chegada da nova estação.
Numa outra estação, no ultimo ano do século (milênio) passado, conheci duas pessoas que se tornaram especiais nesta minha jornada pelos trilhos da vida. Num dia 21 de Setembro, como hoje, lembro que fiz com minhas próprias mãos (e receita da vó Mafalda), um bolo para os dois naquele mesmo ano. Hoje aproveitei uma mesma mensagem no Facebook pra felicitar ambos.
Que importância tem o rádio com suas músicas ruins? Que importância tem a arvore morta na véspera da primavera? Pouca, ou nenhuma, diante da lembrança que tenho dos amigos que estão completando hoje mais uma volta ao redor do sol!
Espero que a alegria seja presença carimbada por quaisquer estações por onde os dois venham a passar, sintonizar, enxergar, sentir...
Deixo o colorido da arvore morta, que em sua ultima e nobre missão, serviu de moldura para a alegria das crianças neste dia especial.
Prefiro enxergar o oito como um infinito não acomodado
Ele está de pé agora, pois sabe que permanecera inerte no fim
Fim?
A ideia de fim mata o infinito...
É aí que entra o oito.
Ele sabe-se infinito, mas está de pé
É eterno em sua duração.
Entende todo o fim como um recomeço
A oportunidade de que a novidade floresça
Em época de olimpíadas, observando os jogos
Na mágica e sonhada cidade de Londres
Fico pensando que é justo que os atletas envelheçam
Que graça teriam os 100 metros rasos se Usain Bolt fosse
imortal?
Ele passaria os dias treinando e seria cada vez mais rápido.
Mas Jorge Luiz Borges ensinou que os imortais
enjoam da vida
Bolt um dia se cansaria...
Todos os indivíduos, se fossem infinitos, mergulhariam no tédio
Saber-se imortal, acaba com o charme da vida
Diria até que neutraliza a palavra “vida”
O que seria da vida sem seu oposto?
Deixaria de existir!
Imortalidade, assim posto, é igual a Morte...
Não pretendo provar esta tese
Nietzsche também não provou o eterno retorno...
...eterno...retorno...
Se eu pudesse escolher um símbolo pra isto seria o 8
O universo em expansão da ciência parece corroborar a ideia do retorno
Sístole e Diástole... Um dia tudo o que está se expandindo vai
voltar
Assim tudo recomeça, e sem sabermos disso
Voltaremos a ocupar um espaço mínimo na existência
Viveremos tudo outra vez. Repetiremos cada segundo... Cada
escolha...
Assim o poeta alemão ensinou que é preciso viver como se tudo
fosse voltar
Infinitamente as coisas vão se repetir...
Estaremos eternamente presos a cada caminho que percorremos...
Quem chega a esta conclusão pode viver cada
momento em sua plenitude
Sem a esperança ilusória de “dias melhores” no futuro...
O melhor instante, ou melhor, o único instante importante, é
agora!
Nada além disto é alcançável... e tudo o que tem neste portal
é eterno!
Como dizia outro poeta, este português:
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na
intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas
inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa.
Que venham outros atletas vitoriosos ao Rio de Janeiro!
Assim o homem vai superando o homem...
Em direção ao Super-Homem?
Não estou convencido disso, mas toda novidade é necessária!
Um dia ela se tornará veterana, e vai dar espaço a outras novidades...
Mas os velhos campeões jamais são esquecidos...
Foi legal ver o povo Britânico aclamando a Paul McCartney como um patrimônio Local.
Será que no Rio mostraremos o Michel Teló?
Não quero nem pensar na abertura das olimpíadas do Rio...
Londres está legando imagens e sons emocionantes...
Tenho ouvido muito som do "Queen" nos intervalos de algumas modalidades em Londres...
Nenhuma canção combina mais com uma conquista do que esta:
Outro dia, vendo uma foto especial de 8 anos atras, eu disse que se o oito deitasse viraria infinito... Espero, no entanto, que o oito não se deite... Quem se acomoda, se esquece do valor que tem cada um destes milagrosos e por vezes "impossíveis" momentos de vida... Um universo inteiro teve que conspirar para que estivéssemos todos nós aqui e agora... Contemporâneos uns dos outros... Um universo inteiro precisa conspirar para que exista uma amizade... Que o fim das coisas não nos desanime, ao contrário, nos faça valorizar tudo o que temos... Afinal, é provável que todas as coisas voltem mesmo! E de maneira idêntica e eterna...
Não há nada mais raro que pessoas dispostas à amizade Ter um amigo é privilégio pra poucos Já tive a honra até de ser chamado de Melhor Amigo Em minha vida, tenho pouquíssimos Não completam os dedos de minhas mãos, se contados Mas são os melhores que alguém poderia ser Não há nada no meu mundo que tenha maior valor que eles Ter um amigo hoje, já é garantia de felicidade
Desejar Felicidade neste "dia do Amigo" seria redundância... Parabéns a todos que são ou tem um amigo!
"É triste esquecer um amigo. Nem todo mundo tem amigo. E eu corro o risco de ficar como as pessoas grandes, que só se interessam por números" (Saint Exuperry)
Porque que hoje é o dia mundial do Rock afinal?
A parte toda a realização simultânea de shows beneficentes, realizados pelo que havia de melhor no Rock mundial, como um apelo ao combate a fome no mundo, nos anos de 1985 e 2005, gosto de ainda mais de pensar que foi num dia como este, em 2005, que o Pink Floyd se reuniu depois de 20 anos da saída de Roger Waters... Era algo tão improvável quanto a uma eventual aliança política entre Lula e Maluf! (Ops...ê Brasil...)
O Rock não é apenas um gênero músical! É uma filosofia, um modo de ver o mundo desprovido de amarras, onde a amizade é mais importante que a erudição musical ou poética. O Rock é atitude! Não é possível defini-lo! Para além da máxima de Nietzsche acerca da música, posso dizer que pra mim "A vida sem o Rock seria um erro!"
"Wish You Were Here"
Isso é de arrancar lagrimas e fazer pensar e avaliar toda a nossa condição de existência: espremidos entre as regras universalizantes da sociedade e o prazer egoísta (sadio) de estar entre nossos raros amigos!
Ontem, véspera de hoje, levei
meu filho pra espiar pela primeira vez o momento exato em que a luz inaugura um novo dia.
O céu avermelhado, às
vésperas do sol, trazia muitas nuvens granuladas, formando o aspecto de
escamas.
Estacionei o carro diante
da figura da morte, que trajando o azul celeste do nosso time de futebol,
trazia a foice em punho, sem assustar...
A presença da morte na parede
do estádio, diante do horizonte leste, para além do terminal rodoviário abaixo, é antes uma aliada, que ajuda a melhor aproveitar todos estes
instantes únicos que possuímos às vésperas da chegada dela...
O garoto já tinha observado o
dia se deitando melancólico no horizonte oeste em um outro ponto da cidade meses antes.
Melancolia é um preconceito
meu, pois ao ver o sol apontando timidamente no horizonte, e ganhando força aos
poucos, ele me disse que era tão legal quanto o poente.
Antes do sol surgir, contudo,
a véspera era só incerteza... Seria legal pra ele? O momento que pra mim é a
mais pura representação de beleza arrancou-lhe enfim um sorriso alegre.
Assim ficou marcada a fantástica
véspera de hoje. Mas hoje é véspera do aniversário de um ano do "Trágica Mente
Falando"...
Incerteza...
Não me lembro se eu pretendia
ser poeta, filósofo, músico, cronista, historiador, comentador referenciado... (Existe isso?)
Fui tudo isso, e mais um
pouco. Não posso atestar a qualidade dos meus escritos, mas ao menos experimentei, e muita diversidade
aconteceu...
Entre poemas trágicos e
futebol, rolou de tudo um pouco aqui...
Meu escarnio secreto, de onde
tiro vantagem de ser um pesquisador pós-moderno de ofício, é poder ser até positivista,
quando me é necessário...
Longe de mim ser incoerente!
Se é pra ser algo, que seja o
indivíduo de Heráclito, que passa junto com o rio... A metamorfose ambulante raulseana que morre todos os dias de si e para si.
Sem luto, pois enquanto
houver ar entrando pelas narinas, somos apenas organismos raríssimos, vivendo
este milagre às vésperas da morte...
...incerteza...
Completar um ano de Blog com
um novo texto? Ou nem sobreviver pra ver o sol nascer novamente e ficar por
aqui nesta véspera?
Comemorar nostalgicamente
todo um longo ciclo de 52 semanas ou projetar novas semanas intercalando silêncio e
agitação?
Só incerteza.
Por hora é certo que, também
o aniversário do blog amanhã, será uma véspera. A véspera do instituído (pra mim é todo dia) dia mundial do
Rock...
Talvez esta véspera seja
apenas o número um da trilogia de uma tragédia rock.
As duas ultimas palavras do
verso à véspera deste, são tão confusas e passíveis de tantas interpretações,
que prefiro não entrar no mérito delas.
Fiquemos com a beleza trágica
pós-moderna da incerteza... Tão linda quanto os polos solares do início e do
final do dia...
Nesta véspera do ultimo
verso, agradeço de antemão as mais de 3100 visualizações que o blog teve neste
período. Eu realmente não esperava esta média de 260 visualizações por mês.
A véspera de um momento
importante é o melhor momento pra projetar um momento de recordação, mas sem
nostalgia - Um momento da morte aliada (como a da falange azul) que nos renova
a vida enquanto estamos nesta eterna véspera...
“A vida é uma viagem, bebida
sem gelo, engolida às pressas, às vésperas da sede.” (Engenheiros do Hawaii –
Curta Metragem)
Na era das artificialidades, me deparei quinta-feira, num hipermercado, com uma constatação curiosa.
O quilo da laranja custava 35 centavos, enquanto que os "sucos" artificiais de "pózinho" giravam em torno dos 80 centavos.
A simulação do suco custa mais que o dobro da matéria prima pro suco natural!
Por que vendem tanto o artificial?
Acho que muitos de nós nos acostumamos com tudo o que é "de bolso", prático, leve...
Seria eu um estúpido se negasse, por exemplo, a funcionalidade de possuir num celular uma série de utilizações práticas para o nosso dia-a-dia.
Mas acho que acabamos exagerando... Cada vez mais distantes da ARTE, nos tornamos a cada dia mais ARTificiais...
O suco natural de laranja é muito mais gostoso e saudável. Mas exige um esforço maior (mesmo com espremedor elétrico) no preparo.
O artificial só precisa ser misturado à água e... Shazan!!! Está pronto!
Uma amiga me mostrou na ultima terça-feira um lampião que ela comprou por 17 reais pra ornamentar e eventualmente iluminar uma das entradas de sua casa.
No mês anterior ela me contou que viu um enfeite que simulava um lampião, sem ser um, sem o dom de iluminar, pelo preço de 60 reais!
Não vai demorar muito pra darmos mais crédito ao nosso perfil na rede social, do que em nós mesmos!
Se eu disser "eu te amo", será como se eu não tivesse dito se não publicar no facebook.
Se eu for ao Shopping, só poderei confirmar que fui se estiver registrado pelo meu twitter.
Toda esta prosa é só pra tentar deixar um abraço artificial, com intenção de ser real. Algo que dê conta de fazer crer que é muito bom ter a companhia da Tim Gonçales com seu poetiprozeando...
Talvez pareçamos mais rústicos por derramar ideias e sentimentos em um blog... Pelo menos acredito que somos como o lampião: temos atributos para iluminar... Ainda que menos difusos que os poetas/piadistas "fast-foods" das redes sociais.
Acolho com muita alegria este novo espaço das palavras digitadas! Palavras estas, que se não nos salvam diretamente das artificialidades, ao menos apontam pra uma arte em torno da "vida real", onde abraços, palavras e os inenarráveis benefícios da amizade podem ser sentidos/vividos para além da internet, naquele espaço privado onde mais nos aproximamos daquilo que podemos chamar (não sem alguma desconfiança) de "real"...
"E que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba. E que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer." (Oswaldo Montenegro)
Não sei qual torcida é mais chata: a dos corinthianos, ou a dos anti-corinthianos.
Porém, respeito a todos. É normal a rivalidade. Torci muito contra o Inter na Libertadores retrasada (não deu certo). Em Buenos Aires a torcida do River se juntou ao bando de loucos corinthianos...
Acho que torcemos muito mais por nossos clubes do que pela seleção nacional... Isso é ótimo.
Sou tão apaixonado pelo Londrina Esporte Clube, que me sinto mais a vontade torcendo pela Argentina (AFA) alviceleste do que pela selixão canarinho. Trocaria um paranaense do LEC por qualquer copa do mundo de uma seleção que me agrade.
Em época de Copa do Mundo, gostamos de nos dizer patriotas. AH VÁ!!! Futebol é apenas um esporte. Culturalmente aprendemos a nos apaixonar por ele. Como muitos nascem em Londrina e preferem times de fora do estado, eu prefiro a Argentina. Não me venham os que estão torcendo por mais um título continental da AFA hoje (através de seu federado Boca), encher o saco quando eu torcer de bandeira em punho camisa Argentina nas eliminatórias e na Copa do Mundo...
Título não quer dizer nada. Essa piadinha contra o Corinthians baseada em títulos é tosquissma. Se fossemos privilegiar os títulos pra torcer, todos seriamos São Paulinos no Brasileirão, CBF na copa do mundo, e Independiente (ou Boca) na libertadores...
Futebol é momento. Torcida é paixão...
No momento os melhores times da competição principal da Conmebol foram Corinthians e Boca! Não estou dividido entre o Boca de Maradona e o Corinthians do meu pai... Ambos merecem o título! Vou apreciar o espetáculo!
Espero que as torcidas não promovam um Armagedom (independente do resultado) neste Independence Day. Violência é coisa de torcedor fanático, alienado, autênticos idiótas...
Que seja o sétima libertadores do boca, ou a primeira do Corinthians, estará em boas mãos...
Será um jogão!
Que vença o melhor!!!
p.s. Espero também que São Jorge não desça da lua de cavalo e espada em punho pra fazer valer a profecia Maya destruindo o mundo com o bando de loucos... hahahaha
Num movimento mágico de eterno retorno, a partir de hoje as trevas da noite cessam de avançar pelos dias em nosso hemisfério. Agora os dias se tornarão cada vez mais longos até o retorno do verão...
"O
inverno, hóspede incômodo, instalou-se em minha casa; roxas deixou-me as mãos,
o aperto de sua amizade.
Eu
o honro, esse hóspede incômodo, mas, de bom grado, deixo-o sozinho. De bom
grado, fujo dele; e, quando se corre bem,
consegue-se escapar-lhe.
Com
pés quentes e quentes pensamentos, corro para onde o vento não sopra – para o
recanto ensolarado do meu monte das oliveiras." (Nietzsche - Assim Falou Zaratustra - Parte 3)